12 de agosto de 2014

«Estamos diante do extermínio das minorias cristãs» no Iraque, diz António Marto

Os cristãos iraquianos têm sido alvo de perseguições por parte do Estado Islâmico (EL), um grupo extremista islâmico que tem conquistado largas zonas do norte do Iraque e do leste da Síria

O vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, António Marto, declarou hoje que no Iraque está em curso o "extermínio das minorias cristãs" e um crime contra a Humanidade, considerando que o Ocidente não pode "assobiar para o lado".
"Estamos diante do extermínio das minorias cristãs, estamos diante de um crime contra a Humanidade, de lesa Humanidade, e, por isso, é um grito para tirar da indiferença a comunidade internacional e de um modo particular o mundo ocidental", afirmou António Marto, na conferência de imprensa antes do início da peregrinação dos migrantes ao Santuário de Fátima.
Para António Marto, também bispo da Diocese de Leiria-Fátima, "o Ocidente não pode continuar a olhar para o lado, a assobiar, iludindo-se de poder ignorar uma tragédia humanitária que destrói aqueles valores fundamentais" como a "dignidade da pessoa humana, os direitos fundamentais da pessoa humana, a liberdade religiosa".
Lembrando o apelo "amargurado e aflitivo" do papa Francisco e dos bispos do Iraque sobre a "situação dramática dos cristãos e das comunidades cristãs a serem expulsos das suas terras e espoliados de todos os seus bens", o prelado sustentou que este é "um apelo que tem de ser gritado ao mundo e também gritado aqui em Fátima".
O vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa referiu, ainda, os apelos do papa Francisco para que as igrejas locais rezem para pedir o dom da paz e à solidariedade do ponto de vista material "a quem ficou sem todos os seus bens e tem apenas a roupa que levou vestida".
"Nesse sentido o santuário tomou a iniciativa de participar também com a quantia de 15 mil euros que enviaremos através da Cáritas Internacional", anunciou.
Os refugiados cristãos no Iraque encontram-se numa situação de "desastre extremo" e os esforços humanitários podem não ser suficientes para travar uma tragédia maior, advertiu na segunda-feiira Louis Sako, Patriarca da Igreja Católica Caldeia, num comunicado.
Os cristãos iraquianos têm sido alvo de perseguições por parte do Estado Islâmico (EL), um grupo extremista islâmico que tem conquistado largas zonas do norte do Iraque e do leste da Síria, e que tem levantado inúmeras preocupações à comunidade internacional.
A peregrinação dos migrantes, integrada na 42.ª Semana Nacional de Migrações, uma iniciativa da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e da Obra Católica Portuguesa de Migrações, começou às 18:30 na Capelinha das Aparições e é presidida pelo bispo da Diocese do Porto, António Francisco dos Santos.
Diário Digital com Lusa
Comentário Pessoal: “Que intentais vós contra o Senhor? Ele mesmo vos consumirá de todo; e não se levantará por duas vezes a angústia.” Naúm 1:9. Este texto refere que o pecado “não se levantará por duas vezes”. Satanás é o senhor da morte, do extermínio e das perseguições; assim manifesta o seu ódio de forma indiscriminada. Mas este texto de Naúm é também uma das promessas mais belas de toda a Bíblia “o mal não se levantará duas vezes” terá um FIM!
A Palavra do Senhor também declara: “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8:36. Onde está a liberdade do perseguidor? Onde está a CAUSA do que mata? Triste a “religião” que incita à perseguição! Não conhecem o “Filho” por essa razão não são “livres”, antes, escravos de SATÃ!

José Carlos Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário