3 de abril de 2013

Infanta Cristina Formalmente Acusada de Corrupção

Dia a Dia – notícias

1ª) A filha do Rei de Espanha vai depor a 27 de Abril perante o juiz responsável pelo caso Nóos.
O juiz responsável pela instrução do caso Nóos, relacionado com a apropriação indevida de fundos públicos por parte de Iñaki Urdangarin, genro do Rei de Espanha, e do seu ex-sócio Diego Torres, declarou esta quarta-feira como acusada a infanta Cristina, mulher de Iñaki.


2ª) Encontrado morto porta-voz do Banco Monte Paschi com uma nota: "Fiz uma grande asneira" (tradução nossa "ai que fui apanhado")
O mais antigo banco italiano, alvo de um resgate de 3,9 mil milhões de euros, está a ser investigado por corrupção e fraude. O seu director de comunicação, David Rossi, ter-se-á suicidado.
David Rossi estava ligado ao presidente do banco desde 2001.
O porta-voz do banco italiano Monte Paschi de Siena, que está no centro de uma investigação judicial por suspeitas de corrupção e fraude, foi encontrado morto na sede do banco, em condições que levam a pensar que se terá suicidado, informou a polícia. Deixou uma mensagem no seu gabinete para a mulher: “Fiz uma grande asneira”.


3ª) Berlusconi condenado a um ano de prisão, mas vai recorrer
Na quarta-feira, o processo por fraude fiscal foi anulado. Falta agora o desfecho do Rubygate.

O ex-primeiro-ministro italiano SIlvio Berlusconi foi nesta quinta-feira condenado a um ano de prisão por violação do segredo de justiça num dos jornais do seu grupo de media. Mais vai recorrer, o que suspende a pena.
O político e empresário fora indiciado por ter publicado, em 2005, num jornal da sua rede de media (mas oficialmente propriedade de um irmão seu, Paolo Berlusconi), Il Giornale, de escutas telefónicas. Nestas são revelados dados sobre a aquisição de parte do Unipol pelo Banco Nazionale del Lavoro (BNL).
Em causa está nomeadamente a escuta de uma conversa entre o líder da esquerda na altura, Piero Fassino, e um dirigente do Unipol, Giovanni Consorte, na altura em que estavam a lançar uma OPA (oferta pública de aquisição) sobre o BNL. "Agora temos um banco", dizia Fassino a Consorte.
Paolo Berlusconi foi também condenado a três anos e três meses  de prisão. Os dois irmãos vão recorrer da sentença proferida por um juiz de Milão, o que fará com que a pena seja suspensa.
Silvio Berlusconi, líder da coligação Povo da Liberdade, que ficou em terceiro lugar nas legislativas de Fevereiro, atacou imediatamente a magistratura milanesa que, diz, o persegue. Foi em Milão que foi decidido o processo de divórcio entre Berlusconi e a sua ex-mulher, Verónica Lario, tendo ficado fixada uma pensão elevadíssima para ela. "Os juízes de Milão perseguem-me desde 1994", disse Silvio Berlusconi à estação de televisão La7.
Nota pessoal: Reis, homens poderosos e governantes dia a dia fazem manchetes nos jornais, infelizmente, não pelos melhores motivos, mas sim os piores. Eu, simplesmente, eu como pessoa, questiono. Em quem se pode confiar? Lembrei-me agora de um texto bíblico: "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jeremias 17: 5)

José Carlos Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário