31 de janeiro de 2013

Nasa e ESA juntas na missão «Universo Negro»


 
Projecto Euclid vai mapear a forma, brilho
e distribuição de dois mil milhões de galáxias

Euclid pretende responder responder a uma das mais importantes questões da moderna cosmologia (Imagem: ESA)
A agência norte-americana NASA juntou-se oficialmente à missão Euclid, da Agência Espacial Europeia (ESA), um telescópio espacial concebido para investigar a natureza misteriosa da matéria negra e da energia negra.
Com lançamento previsto para 2020, o telescópio com 1,2 metros de diâmetro e dois instrumentos científicos irão mapear a forma, brilho e distribuição a 3D de dois mil milhões de galáxias, cobrindo mais de um terço de todo o céu e olhando para trás ao longo de três quartos da história do Universo.
 
Os cientistas esperam resolver problemas essenciais para a nossa compreensão da evolução e destino do nosso cosmos em expansão: os papéis desempenhados pela ‘matéria negra’ (invisível, mas tem gravidade e actua atrasando a expansão) e pela ‘energia negra’ (que parece estar a acelerar a expansão vista à nossa volta hoje em dia).
Juntas, estas duas componentes contabilizam 95 por cento da massa e da energia do Universo, pensa-se, com a matéria e a energia ‘normais’ a contabilizarem a pequena fracção que sobra. Mas o que são permanece um mistério profundo.
Recentemente, a NASA assinou um memorando de entendimento com a ESA sublinhando a sua contribuição para a missão. A agência americana irá fornecer 20 detectores para instrumentos de infravermelho próximo, que irão operar a par de uma câmara no comprimento da luz visível. Os instrumentos, telescópio e nave serão construídos e operados na Europa.
Foram igualmente nomeados 40 cientistas americanos para se tornarem membros do consórcio Euclid, que irá construir os instrumentos e analisar os dados científicos que resultarem da missão. O consórcio já inclui quase mil cientistas de 13 países europeus e dos Estados Unidos.
Respostas
“A NASA tem muito orgulho em contribuir para esta missão da ESA, para perceber, quem sabe, o maior mistério da ciência dos nossos tempos”, disse John Grunsfeld, administrador associado para as Missões Científicas da NASA.
O Euclid está optimizado para responder a uma das mais importantes questões da moderna cosmologia: porque é que o Universo está a expandir a um ritmo acelerado, em vez de estar a desacelerar devido à atracção gravitacional da matéria por que é composto?
A descoberta desta aceleração cósmica em 1998 por equipas americanas, europeias e outros cientistas internacionais foi laureado com o Prémio Nobel da Física em 2011, no entanto ainda não é conhecida a causa.
O termo ‘energia negra’ é usado frequentemente com o significado de força misteriosa que causa a aceleração. Usando o Euclid para estudar os seus efeitos em galáxias eclustersde galáxias pelo Universo, os astrónomos esperam chegar mais perto do entendimento da sua verdadeira natureza e influência.
2013-01-25
 
 SALMO  8
Deus é glorificado nas suas obras e na sua bondade para com o homem
Salmo de Davi para o cantor-mor sobre Gitite
1  Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!
2  Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador.
3  Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
4  Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
5  Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.
6  Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:
7  Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo,
8  As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.
9  Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!
 
José Carlos Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário