13 de dezembro de 2012

"O IRÃO É UM VULCÃO QUE PODE EXPLODIR A QUALQUER MOMENTO"


No discurso de aceitação do prémio Sakharov por Nasrin Sotoudeh, lido por si hoje no Parlamento Europeu, lia-se uma mensagem de alguma esperança na possibilidade de haver uma mudança no Irão em breve. Nasrin Sotoudeh usou o exemplo da África do Sul de Nelson Mandela e da Birmânia de Aung San Suu Kyi. Acha que esta esperança é realista?
 
O Irão é como um vulcão que pode explodir violentamente a qualquer momento e sem aviso. Por isso, não dá para marcar uma data ou definir um prazo quando falamos de questões que dependem da sociedade. Mas dá para fazer previsões, e, para isso, basta seguir a actualidade. E eu, muito sinceramente, penso que vai acontecer algo, vai haver uma mudança significativa, num futuro próximo.
E acha que a comunidade intelectual do Irão, à qual pertencem Nasrin Sotoudeh e Jafar Panahi, está próxima do iraniano comum?
Perguntou o jornalista
Repare que, apesar de terem sido eles os dois a ganharem o prémio Sakharov, e apesar de serem, de facto, parte de uma elite intelectual, a verdade é que a maior parte dos presos políticos no Irão não são intelectuais, não pertence necessariamente às letras, às artes e à ciência. Muitos deles são trabalhadores. Há 20 professores presos no Irão. E os estudantes são mais de 100.
Fonte
Comentário pessoal: Nasrin Sotoudeh disse muito bem o “Irão é um vulcão que pode explodir a qualquer momento.” Todos sabemos na Europa e também em toda a América (refiro o Brasil) que de 2000 a 2008, o preço mundial do petróleo aumentou sete vezes, de 20 dólares por barril para quase 150 dólares. Essa alteração chegou a ultrapassar o enorme pico de preços dos dois choques petrolíferos da OPEP que derrubaram a economia nos anos 70. Será que podemos perceber a razão da crise mundial? Quem foi um desses fornecedores de petróleo? Não necessitam de responder, todos o sabemos. Assim, o Irão entre outros países aumentaram o dinheiro nos cofres tipo “tio Patinhas”. O que pensam esses governantes? Gastar em armamento tão poderoso que possa varrer Israel do mapa e eventualmente os países cristãos. Toparam? Enxergaram?
Aí temos rumores do fim e muito sérios. Os únicos aliados do cristianismo são os intelectuais. Então, o prémio Sakharov também se trata de uma malandrice, não acham?
Afinal tudo isto é profecia: "Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados."  (II Timóteo 3 : 13)
José Carlos Costa, pastor

Sem comentários:

Enviar um comentário