15 de outubro de 2012

OS PLANOS SECRETOS DO IRÃO. ISTO VAI DAR PARA O TORTO!

O corpo de elite iraniano da Guarda Revolucionária elaborou planos para afundar um petroleiro no Golfo e criar assim uma catástrofe ecológica, afirma a revista alemã Der Spiegel. A revista, que cita fontes dos serviços de inteligência ocidentais, destaca que o plano ultra-secreto, cujo nome de código é "Água Suja", pretende impedir a passagem de navios pelo Golfo, rico em combustíveis, e obrigar os países ocidentais a iniciar uma gigantesca operação de limpeza.


A Spiegel afirma que a Guarda Revolucionária está convencida de que isto levaria os países ocidentais a suspender as sanções impostas ao Irão pelo controverso programa nuclear, que este ano começaram a provocar um forte impacto na economia iraniana. O plano, elaborado pelo comandante da Guarda, o general Mohamad Ali Jafari, e pelo almirante Ali Fadavi, chefe da força marítima da organização, também pretende "punir" os Estados árabes do Golfo pelo apoio ao Ocidente e a Israel, segundo a revista.
Uma operação de limpeza só poderia acontecer com a ajuda técnica do Irão, o que exigiria a suspensão temporária das sanções, de acordo com a publicação. Jafari e Fadavi entregaram o plano ao líder supremo do Irão, o aiatolá Ali Khamenei, que terá a palavra final sobre a aplicação ou não do mesmo, destacou a revista.
Nota pessoal: A noção de que o Irão, o quarto maior exportador mundial de petróleo, deveria ser castigado por escassez interna de combustível, poderá parecer incongruente, mas a carência de combustíveis não é nada de novo para os iranianos. Há anos que eles sacrificaram as suas refinarias em troca de poderem produzir urânio e realizar experiências atómicas. Ora os americanos e os europeus, têm sucessivamente virado as costas ao Irão em primazia de Israel, esquecem-se que no compromisso de não refinar crude o Irão importaria produtos refinados, como a gasolina. O crescimento da procura de cerca de cinco por cento. Todos os anos o Governo iraniano gasta dezenas de milhares de milhões de dólares a subsidiar o petróleo, à custa de enormes perdas operacionais para a companhia iraniana nacional de petróleo detida pelo Estado. Quem reconhece este esforço? Unicamente Hugo Chávez e mais alguns amigos. Então não se admirem de vir coisa “suja” do Irão. Rumores e mais rumores…não tenho tempo, nem quero ser profeta da desgraça, mas preparem-se porque isto vai acabar mal!
José Carlos Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário