25 de julho de 2012

Criança apanha avião sem bilhete, passaporte... nem pais

Getty Images
O rapaz só foi descoberto pelos passageiros em pleno voo, quando o avião já seguia para Roma
Um inglês de 11 anos de idade fugiu da mãe e apanhou um avião para Roma, passando por todas as barreiras de segurança do aeroporto de Manchester, sem que alguém lhe pedisse bilhete, passaporte ou se apercebesse de que viajava sozinho.

O aeroporto de Manchester, em Inglaterra, já abriu uma investigação e cinco trabalhadores da companhia aérea Jet2.com foram suspensos depois do incidente, ocorrido durante a tarde de ontem.

Liam Corcoran, de 11 anos, terá fugido da mãe enquanto esta fazia compras, e encaminhou-se para o aeroporto sozinho, onde conseguiu passar por cinco postos de controlo de segurança e apanhar o avião com destino a Roma. Só em pleno voo se aperceberam de que a criança viajava sozinha.

Segundo se sabe, o rapaz seguiu uma família que se dirigia ao terminal 1. Os serviços de segurança do aeroporto terão detetado Liam mas não deram conta de que o miúdo estava sozinho e não possuía um bilhete de embarque.

Passageiros alertaram a tripulação

Nenhum funcionário do aeroporto ou da companhia lhe pediu um qualquer documento e foi já durante o voo rumo a Itália que os passageiros começaram a perceber que a criança estava sozinha, alertando então a tripulação do aparelho.

O avião completou a viagem até ao aeroporto de Fiumicino, em Roma, e depois levou-o de volta a Manchester, onde a mãe e a polícia o aguardavam.

Segundo disseram ao jornal "Manchester Evening News" passageiros do voo de regresso à cidade inglesa, o alerta foi dado quando a criança disse às pessoas que estava a fugir de casa.

O porta-voz do aeroporto de Manchester já considerou esta uma situação "extremamente séria" e que requer uma "investigação urgente". E continuou: "Ficou claro que a documentação não foi corretamente verificada, nem na segurança nem na porta de embarque".

No entanto, acrescentou o porta-voz, o rapaz passou por todos os detetores de segurança do aeroporto sem que fosse emitido qualquer alarme pelo que, por isso, a segurança do avião e do voo nunca ficou comprometida.


Nota pessoal: O porta-voz do aeroporto de Manchester considerou esta uma situação “extremamente séria”. Eu não acho. Sério, não é o facto de uma criança de 11 anos passear sem ser detetado. Sério é o que isso representa, para quê tanta gente nos aeroportos a fazer que vigiam, para quê tantos detetores de armas e tantas outras coisas? Isto é “extremamente sério” e o seu contrário; irresponsabilidade ou … que dizer?!


Sem comentários:

Enviar um comentário