3 de junho de 2012

Novo Atentado Contra Igreja na Nigéria

Pelo menos 15 pessoas morreram e 40 ficaram feridas num atentado suicida no estado de Bauchi, a nordeste da Nigéria. Um condutor suicida invadiu o complexo da igreja Fé Viva e fez-se explodir, surpreendendo dezenas de pessoas que não conseguiram fugir.
Um relatório inicial da Cruz Vermelha nigeriana falou de três mortos e três dezenas de feridos, com o número de vitimas mortais a ser revisto em alta pouco depois.

A violência da explosão e o caos que se seguiu estão a impedir para já números concretos, já que polícia e soldados rodearam de imediato o local após a explosão impedindo os socorristas de recolher os cadáveres. Testemunhas que fugiram do atentado afirmam ter visto pelo menos 10 mortos.
A igreja atacada fica perto do aeroporto de Bauchi, capital do estado com o mesmo nome. Muitos feridos foram levados por familiares para os hospitais, que estão estão repletos de vítimas.

O atentado ainda não foi reivindicado mas as suspeitas recaem sobre as milícias terroristas islâmicas Boko Haram, que pretendem criar um estado islâmico no norte da Nigéria e tentam por isso forçar, pelo medo, uma migração cristã para sul.

Só desde há um ano, a vaga de atentados reivindicados pelo grupo fez mais de 530 mortos, atingindo sobretudo igrejas durante o Natal e mercados de comunidades cristãs.

Os mais recentes atentados, uma explosão suicida com carro-bomba e outro ataque, registaram-se dia 26 de abril passado, contra instalações do jornal nigeriano ThisDay.
Fonte http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=2582924

Nota pessoal: Estas notícias incomodam-me de uma forma muito especial. Sei que o contexto cultural e religioso é diferente. Não sou contra os muçulmanos construírem as suas mesquitas no Ocidente. Posso até entender que não aceitem o prosélistismo religioso. O que não compreendo é a matança. Que triste!

Sem comentários:

Enviar um comentário