18 de abril de 2012

Soldados Norte-americanos Ostentam Pedaços de Bombistas Suicidas

Militares americanos e afegãos fotografaram-se ao lado de restos de corpos de bombistas suicidas. Numa das 18 imagens, vê-se um grupo a exibir um par de pernas dilacerado.

Os restos mortais de bombistas suicidas serviram de troféu para alguns militares americanos e afegãos, que os ostentaram em fotos tiradas há dois anos, mas que só hoje foram publicadas.

Seguiram-se as desculpas oficiais de Washington.

Há minutos, o secretário de imprensa da Casa Branca, James Carney, lamentou o acto de "algumas maçãs podres", horas depois do secretário de Defesa, Leon Panneta, ter afirmado que o crime "não põe em causa o profissionalismo das forças armadas americanas", lamentando que o jornal "The Los Angeles Times" tenha publicado aquelas imagens - aparentemente, até ontem à noite, o Departamento de Defesa Americano procurou convencer aquela publicação a não fazê-lo.

A fonte do "The Los Angeles Times" será um soldado americano, que forneceu um conjunto de 18 fotos.

Sucessão de episódios

"Estas imagens minam os esforços diários de milhares de militares, que continuam a servir honradamente no Afeganistão", afirma o general John Allen, o comandante da International Security Assistance Force (a missão NATO para o Afeganistão), num email disponibilizado pelos serviços de imprensa do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

No passado mês de Janeiro, foram publicadas fotos de soldados americanos a urinar sobre corpos de combatentes talibã. Um mês depois, soube-se que foram queimados vários exemplares do Corão na base aliada de Bagram.

Ambos episódios provocaram uma erupção de protestos, nos quais várias pessoas morreram.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/soldados-norte-americanos-ostentam-pedacos-de-bombistas-suicidas=f720038#ixzz1sQmfpYmw

Sem comentários:

Enviar um comentário