29 de abril de 2012

Descoberta a Razão do Ateísmo

Um estudo revelou as causas do ateísmo. Segundo os investigadores, o pensamento analítico pode diminuir a crença religiosa, mesmo nos crentes mais devotos.
O pensamento analítico é uma forma de pensamento com objetivo de explicar as coisas através da decomposição em partes mais simples, que são mais facilmente explicadas ou solucionadas.
Uma vez entendidas tornam possível o entendimento do todo.
O comportamento do todo é assim explicado pelo comportamento das partes.
Já o pensamento intuitivo é uma forma de pensamento caracterizada pelo uso da intuição.
Pensar intuitivamente é trabalhar por muito tempo sobre um problema e, repentinamente, encontrar a solução, para a qual, porém, tem que descobrir uma prova formal.
Os investigadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, pretenderam explicar a razão de haver graus diferentes de crença em Deus.

Segundo o estudo, publicado na revista Science, o pensamento analítico aumenta a descrença, seja entre crentes ou entre céticos.
Para chegar a esta conclusão, os cientistas propuseram aos voluntários tarefas de resolução de problemas que induzem ao pensamento analítico.
Além disso, apresentaram outros que pretendiam induzir o pensamento intuitivo no grupo controle.
Com os resultados, avaliaram os níveis de crença religiosa dos participantes, com base nos auto relatos das crenças de cada um.
Segundo os investigadores, a crença religiosa diminuiu quando os participantes se envolveram em tarefas de análise, em comparação com os participantes que desenvolveram o pensamento intuitivo.
Os investigadores pretendem, agora, descobrir se a ativação do sistema cognitivo analítico no cérebro pode tornar a descrença religiosa temporária ou de longa duração.

Fonte http://tvnet.sapo.pt/noticias/Lab/Descoberta-a-raz%C3%A3o-do-ate%C3%ADsmo-71358

Sem comentários:

Enviar um comentário