1 de março de 2012

COREIA DO NORTE SUSPENDE NUCLEAR POR COMIDA. ATITUDE HERÓICA.

O novo líder da Coreia do Norte Kim Jong-Un
A Coreia do Norte aceitou suspender o seu programa nuclear e os Estados Unidos comprometem-se a fornecer ajuda alimentar. A informação foi hoje divulgada pela agência de notícias oficial da Coreia do Norte e pelo departamento de Estado norte-americano.
A decisão resulta das conversações que representantes dos dois países mantiveram na semana passada em Pequim.
A Coreia do Norte aceitou "uma moratória sobre os ensaios nucleares, os lançamentos de mísseis de longo alcance e as atividades de enriquecimento de urânio em Yongbyon e autorizar a Agência Internacional de Energia Atómica a fiscalizar a moratória sobre o enriquecimento de urânio", declarou um porta-voz da diplomacia à agência oficial norte-coreana KCNA.
Por seu lado, os Estados Unidos comprometem-se a fornecer 240 mil toneladas de alimentos e a avaliar uma ajuda suplementar. Segundo o regime norte-coreano, os norte-americanos aceitaram também avaliar o levantamento das sanções e o fornecimento de centrais elétricas à Coreia do Norte.
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, saudou o anúncio, reagindo, contudo, de forma cautelosa. "Os Estados Unidos, digo desde já, continuam a ter profundas preocupações - referiu -, mas, por ocasião da morte de Kim Jong Il, afirmei existir uma esperança que uma nova liderança optasse por conduzir a nação na via da paz e de respeito pelas suas obrigações"
"O anúncio de hoje representa um modesto primeiro passo na direção certa", frisou.
Falando na Câmara dos Representantes, Hillary Clinton disse ainda que os Estados Unidos vão julgar o novo líder Kim Jong-Un pelas suas ações.
Combustível para seis a oito armas nucleares
Esta não é a primeira vez que a Coreia do Norte aceita parar o seu programa nuclear, mas anteriormente acabou depois por retroceder nessa decisão, reivindicando mais concessões e acusando os Estados Unidos de não cumprirem as suas obrigações.
O anúncio de permitir o regresso de inspetores internacionais surge no entanto como uma significativa concessão, após o fracasso de anos de negociações ter levado à sua expulsão e que o país tenha desenvolvido testes de engenhos nucleares entre 2006 e 2009.
O "New York Times" indica que os serviços de informação norte-americanos acreditam que a Coreia do Norte já dispõe de combustível suficiente para entre seis a oito armas nucleares.
A BBC refere que o compromisso agora estabelecido - dois meses após Kim Jong-Un ter sucedido o falecido pai na liderança do país - poderá abrir caminho para o reinício das negociações de desarmamento envolvendo seis países: as duas Coreias, Estados Unidos, China, Rússia e Japão.
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/coreia-do-norte-suspende-nuclear-em-troca-de-comida=f708207#ixzz1nrzfM0IA
Kyodo/Reuters

Sem comentários:

Enviar um comentário