16 de janeiro de 2012

"Costa Concordia" pode provocar desastre ambiental no Mediterrâneo


foto Reuters/Guarda Costiera

O Governo italiano teme um desastre ambiental no Mediterrâneo caso as 2380 toneladas de combustível presentes nos tanques do "Costa Concordia" se espalhem pelo mar.

Por essa razão, o ministro do Ambiente italiano, Corrado Clini, anunciou, esta segunda-feira, que o Governo prepara-se para declarar estado de emergência na zona afectada pelo naufrágio do paquete Costa Concordia, junto à ilha de Giglio, na Toscânia.

A decisão oficial será anunciada até quinta-feira, data do próximo Conselho de Ministros italiano, e "implica que todas as operações ligadas ao acidente passam a ser de interesse nacional e exigem a participação de instituições nacionais, para além das regionais", afirmou Clini depois de uma reunião com responsáveis locais.
O acidente provocou pelo menos seis mortos e dezenas de feridos e 15 pessoas estão ainda dadas como desaparecidas, estando em curso operações de busca para tentar encontrar ainda sobreviventes.

O "Costa Concordia" levava a bordo cerca de 4.200 pessoas quando se aproximou demasiado da ilha e embateu em rochas.

Segundo o presidente da empresa proprietária do navio, a Costa Crociere, o acidente deveu-se a um "erro humano" do capitão, Francesco Schettino, detido no sábado pelas autoridades.
Fonte



VER

Sem comentários:

Enviar um comentário