13 de outubro de 2011

UM PLANO PARA DISSIPAR DÚVIDAS

Algumas vezes e em diferentes cidades da Europa e também em São Paulo (Brasil), tive que apanhar um taxi, independentemente da distância que tinha que percorrer, o que mais observava era o taxímetro e questionava-me se tinha dinheiro suficiente para cobrir a bandeirada. Ao ler as palavras ou “linhas orientadoras” apresentadas pelo Dr. Durão Barroso, fiquei a pensar que não sou o único a ter esta preocupação de ter dinheiro para pagar a bandeirada. Fiquei também a saber, de modo geral, toda a gente enquanto caminha para o super-mercado, ou mesmo para a frutaria para comprar algumas laranjas vai sempre a mexer no bolso e a pensar “será que tenho dinherio suficiente para pagar as laranjas”, lamentavelmente, temos que ter linhas orientadoras em termos económicos.
O líder comunitário sublinhou que o plano pretende «dissipar as dúvidas em torno da sustentabilidade da crise soberana, da estabilidade do sistema bancário e das perspectivas de crescimento da UE».
A esta tríade de objectivos junta-se aquele que mais preocupações suscitam entre as hostes europeias: a crise da dívida grega e o seu previsível efeito de arrasto para as restantes economias europeias.
O volume da crise e das subsequentes preocupações que desperta não foram escondidas. «Respostas fragmentadas e reactivas aos diferentes aspectos da crise já não são suficientes», revelou Durão Barroso.
O plano apresentado resume-se, assim, a cinco pontos fundamentais. No topo surge o envio de nova tranche do fundo de resgate para a Grécia, de modo a que «sejam desfeitas as dúvidas» sobre a sustentabilidade económica do país. O segundo aspecto prende-se com o alargamento do FEEF para 440 mil milhões de euros (daí a relevância da recusa eslovaca), e a preparação do seu sucessor, o Mecanismo de Estabilidade Europeu.
Os três restantes pontos fortes do plano são o reforço dos bens dos bancos europeus de modo a fazerem face a futuras perdas, acelerar as políticas de crescimento e estabilidades europeus – como acordos de livre comércio -, e, por último, criar condições para uma maior integração da governação económica na Zona Euro.
Resumindo, a questão é de saber para quantos quilómetros temos dinheiro e quanto custa um kg de laranjas! Mas as coisas não se resumem assim, o Apóstolo Tiago já falava que os últimos tempos seriam assim e isto por causa da ambição desmesurado dos ricos e dos poderosos, assim, ele termina dando um conselho aos crentes: “Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.” Tiago 5:8.
Nunca a esperança do crente esteve depositada nas linhas traçadas pelo homem por mais inteligente que este seja considerado, a confiança, a verdadeira confiança está em Deus… este é tempo para fortalecer os corações; “porque já a vinda do Senhor está próxima.”

Sem comentários:

Enviar um comentário