23 de maio de 2011

Intervenção do FMI em Portugal "não é o fim do mundo"

Já há muito tempo se falava da crise económica e financeira de Portugal, que me recorde este é um assunto recorrente. Porém, no dia 19/10/2010, tornou-se claro que este “país à beira mar plantado” ia ser visitado pela chamada “troika” ou “triunvirato” (FMI, BCE e CE), quando o ex-economista chefe do FMI desdramatizou a eventualidade de vir a ser necessária uma intervenção em Portugal.
"No caso de Portugal não conseguir assegurar a sustentabilidade orçamental e estiver em problemas, o FMI estará lá. Penso que é claro que o Governo preferia evitar essa intervenção, mas não é o fim do mundo se acontecer", disse hoje aos jornalistas o professor da Universidade de Harvard. Dizia o nosso amigo “não é o fim do mundo…”. Ele deveria estar a pensar no que se passou em Cleveland em que o mercado imobiliário ficou tão deprimido, as casas hipotecadas, empresas com hipotecas subprime de crédito fácil, atingiram os mercados financeiros mundiais, como uma espécie de bomba de hidrogénio super-tóxica. De repente, o mundo inteiro ficou à procura de ajuda. Pobre Portugal!
Este país pequeno em superfície, grande em história, entregue aos “patriotas” começou a gastar acima do que podia e caiu num abismo que o senhor do FMI afirmou: “não é o fim do mundo…” pois não, é um rumor do fim, porque mais ou menos nestas condições estão todos os países mesmo os chamados poderosos. Não há dúvida de que a crise financeira que surgiu na sequência do incumprimento das hipotecas subprime abalou Wall Street até aos ossos. Sabem porquê? Não, não querem, mas eu digo. Quem governa os países, os bancos, os grandes financeiros são pessoas como o sr. Dominique Strauss-Kahn. Obteve o seu doutorado em economia pela Universidade de Paris. Também se formou em direito, em administração de empresas, ciência política e estatística. Como académico, os seus campos de investigação incluem comportamento doméstico de poupança, as finanças públicas e da política social.
Em 28 de Setembro de 2007, foi escolhido para dirigir o Fundo Monetário Internacional (FMI), assumiu as suas funções em 1º de Novembro. Em 14 de Maio de 2011, em Nova York, foi envolvido num caso de agressão sexual. Colocado em detenção provisória, pediu demissão em 18 de Maio, antes de ser julgado culpado. Até então, DSK era considerado como virtual candidato do Partido Socialista à Presidência da França, nas eleições de 2012.
Pessoas admiráveis em conhecimento, mas que sabem elas do temor do Senhor? Quem é o Senhor para elas? “O temor do Senhor, é o princípio da sabedoria.” Por estas razões, mas não só, a Palavra de Deus é evidência suficiente para as minhas convicções e nelas reside toda a minha esperança: Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo.” Tito 2:13

Sem comentários:

Enviar um comentário