21 de março de 2011

UM MUNDO ESTÁ A TORNAR-SE UM ATOLEIRO E AGORA!!!

Todos temos ainda na memória a confusão e a imposição que foi feita sobre as jovens muçulmanas para não usarem a burca nas escolas francesas. A burca na Europa é uma falsa questão. É recente: tem apenas dez anos. Mas o Islão tem séculos e para além de ser uma questão de carácter religioso é o também cultural! Será que uma mulher que coloca a ´burca´ reage contra a burca ou contra o Ocidente ou simplesmente, porque faz parte dos seus costumes e tradições?

Começo a questionar-me sobre a forma e o conteúdo sobre a postura do Ocidente contra o mundo islâmico, incluo o que se está a passar na Líbia. Porque razão de um momento para o outro toda a gente ´deste lado está contra´? A resposta generalizada: “É o Kadhafi.” Mas que sabemos nós “ocidentais” destes assuntos para entrar por aí fora com toda a “artelharia de guerra” e começar aos tiros e a matar culpados e inocentes? Quem nos deu esse direito?

Um dia perguntaram a Henry Kissinger, secretário de Estado da administração Nixon, o que tinha ele a dizer sobre o conflito Irão-Iraque. A resposta foi inteligente: “É uma pena que não possam perder os dois.”

De facto: quando as alternativas oscilam entre o péssimo e o péssimo, venha o …e escolha. Ou, em alternativa, deixemos que as partes se resolvam mutuamente, sem que o Ocidente faça o papel de idiota útil, apoiando uma delas. Fatalmente, o Ocidente decidiu ser o idiota útil na guerra civil (e lá voltamos à França) da Líbia, sem perguntar primeiro que tipo de gente está a apoiar. Serão democratas liberais que desejam fazer da Líbia uma sociedade decente? Ou serão, na maioria, fundamentalistas que pretendem transformar o país numa “teocracia islâmica”? Não se aprendeu nem com a guerra do Iraque, nem com nenhuma outra guerra nesta região. Estou em crer que a Líbia bem como todos os países árabes se vão tornar num atoleiro cada vez mais perigoso. Não sei responder nem a Bíblia me dá indicações claras como será o futuro nesta região a não ser; guerra, conflitos, ódio e raiva aumentarão de intensidade. Não se pode resolver estes problemas com guerras, não se pode impor os sistemas ocidentais em todo e qualquer lugar; Nem no Médio Oriente, nem em África, nem na Ásia e ainda bem, porque o nosso sistema também não é bom: está cheio de atrocidades e embustes!

Como crente cristão a minha prece é: “Senhor Tu sabes e nós não, Senhor segundo a Tua promessa faz que todos os homens sejam imbuídos do espírito da paz e o Teu evangelho de todos seja conhecido, cada um na liberdade da sua consciência tome a decisão pela vida, mas sem constrangimentos.” Amem!

Sem comentários:

Enviar um comentário