13 de outubro de 2010

OS MINEIROS SOTERRADOS NO CHILE COMEÇARAM A SER RESGATADOS

Esta difícil experiência vivida pelos mineiros chilenos durante mais de 2 meses, faz-me pensar na situação da humanidade presa na Terra em consequência de um "desmoronamento" provocado por uma anjo rebelde, Satanás. Anima-nos a esperança de Jesus voltar pela 2ª vez e realizar o maior resgate da História:
1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.
3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
João 14.
Estas palavras são uma promessa d´Aquele que desceu do Céu, realizou todos os preparativos e voltará para de uma vez levar os que se mantiverem animosos nesta esperança (1ª Tes.4:13-17).
Louvo a Deus pelo empenhamento dos técnicos que tão arduamente trabalharam para que o resgate fosse conseguido. Oro ao Criador que o ânimo manifestado por estes mineiros e os ajudou a suportar situação tão dramática, anime também aqueles que esperam pelo grande RESGATE. Fica registado a atitude destes valorosos ao chegarem à superfície:
68 dias depois de ter ficado retido na mina de S. José, no deserto de Atacama, Chile, Florencio Avalos, 31 anos, está de volta à superfície, de volta à vida. Foi o primeiro dos sete homens que já deixaram a mina.

A cápsula Fénix demorou 16 minutos a percorrer os 622 metros que separam os 33 mineiros da superfície do agora denominado Campo Esperança.

Com óculos escuros nos olhos - para o proteger da luminosidade diferente da que tinha no fundo da mina - Florencio Avalos foi recebido com lágrimas, aplausos e cânticos de alegria. O homem, que já pôde abraçar a mulher e o filho, está, agora, a ser submetido a exames médicos.

Mário Sepulveda foi o segundo mineiro a chegar à superfície, cerca de uma hora depois de Avalos (5h09 de Lisboa). O mineiro de 39 anos subiu de muito bom humor. Juan Illanes, de 52 anos, foi o terceiro a ser retirado da mina (6h07 de Lisboa).

O quarto resgatado foi o único boliviano dos 33 mineiros que ficaram retidos no subsolo. Carlos Mamani Solis, de 24 anos, saiu às 7h40. Seguiu-se o mais novo do grupo, Jimmy Alejandro Sanchez, de 19 anos, que chegou à superfície às 8h10.

O sexto minar a reencontrar os familiares foi Osmán Araya, de 30 anos. José Ricardo Ojeda Vidal, viúvo de 47 anos, diabético, foi o sétimo a ser içado. A operação de resgate dos homens deve ficar concluída apenas na sexta-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário