5 de março de 2010

UMA REDE PARA PROTEGER A TERRA DOS ASTERÓIDES...

Às vezes uma pessoa não resiste e tem mesmo de rir às gargalhadas, oram vejma o que vem a seguir:
Os peritos espaciais apelaram terça-feira para que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie uma rede de defesa que evite uma eventual colisão de «consequências apocalípticas» entre a Terra e os asteróides que cruzam regularmente a sua órbita, noticia a Lusa.

«Cerca de seis mil objectos foram identificados ao redor do planet», afirmou a Associação de Exploradores do Espaço (ASE), que apresentou, nas instalações das Nações Unidas em Viena, Áustria, um relatório intitulado: «A ameaça dos asteróides: convite a uma resposta global».

Segundo documento, a maioria dos asteróides em causa tem um diâmetro de cento e cinquenta quilómetros ou mais.

A colisão de um deles com a Terra seria catastrófico, causando incêndios ou tsunamis, afirmou a associação, com 320 membros de 34 países, a maioria dos quais astronautas.

«Uma eventual colisão pode ser prevista com 15 anos de antecedência mas ainda não existe a tecnologia necessária para desviar a trajectória de um asteróide», explicaram os membros da Associação de Exploradores do Espaço.

É, portanto, necessário estabelecer, ao abrigo das Nações Unidas, uma rede de investigação e de defesa na qual as informações devem ser partilhadas para implementar uma resposta global a essa ameaça, concluíram.

Sem comentários:

Enviar um comentário