14 de março de 2010

A TERRA TREMEU

7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares.
8 Mas todas essas coisas são o princípio das dores. (Mateus 24:7-8)
Eram 08h08 GMT (05h08 em Tóquio) quando um forte tremor de terra com a magnitude de 6,6 na escala de Richter era registado com epicentro a 240 quilómetros da capital do Japão, país especialmente atreito a abalos telúricos. Recorde-se que, em média, todos os cinco minutos a terra treme nesta região do mundo.
A Agência de Vigilância Geológica dos Estados Unidos e a Agência de Meteorologia Japonesa registaram o abalo que teve o seu epicentro a 40 quilómetros de profundidade no oceano de Honshu, a principal ilha do arquipélago japonês constituido por 6.852 ilhas. As quatro maiores ilhas - Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku - representam em conjunto 97% da área terrestre do Japão.

As várias centrais nucleares do país encontram-se a laborar com toda a normalidade não tendo sofrido quaisquer efeitos nocivos do forte tremor que abalou a ilha.A TEPCO (Companhia de energia eléctrica de Tóquio) anunciou que as duas centrais nucleares da ilha estão em perfeitas condições de segurança, enquanto a sua equivalente de Tohoku anunciava que também as centrais de Onagawa e Higashidori mantinham a laboração em perfeitas condições de segurança.

Os relatórios dos serviços de segurança, de protecção civil e de bombeiros dão conta de que não há danos materiais nem vítimas a lamentar do tremor de terra.

Sismo abalou a Indonésia
A vizinha Indonésia sentiu também os efeitos de um outro abalo telúrico, desta feita de 6,4 graus de magnitude medidos segundo as regras da escala de Richter que se fez sentir pelas 01h00 GMT com epicentro a 160 quilómetros de Ambon nas Ilhas Molucas a uma profundidade de 52 quilómetros no oceano.

O centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico, apesar de existir uma remota possibilidade de o tremor de terra com epicentro no oceano dar origem a um Tsunami localizado numa área não superior a 62 quilómetros, numa região em que estes são muito habituais, afastou de imediato o perigo de um tsunami de dimensões que apresentasse características destrutivas.

Não há até ao momento conhecimento quer de danos materiais quer de vítimas a lamentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário