4 de fevereiro de 2010

PÉSSIMOS RUMORES

China refuta acusações dos EUA04/02 CET
Espera aí pessoal, Mateus 24:14, ainda não está cumprido. O Evangelho Eterno deve ser proclamado a todo o mundo...então podem zangar-se, xingar-se e tudo o mais...tá?

As relações sino-norte americanas caiem a pique. A China respondeu às recentes criticas de Barack Obama. Pequim defendeu a política cambial do país e considerou infundadas as alegações de Washington de que existe uma manipulação deliberada do valor do Yuan para fomentar as exportações para os Estados Unidos.
Um porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês salientou que “o desequilíbrio na balança comercial entre a China e os Estados Unidos não é provocado pelo valor da divisa”. Zhaoxu acrescentou que “acusações e pressões não vão resolver o problema”.
A China prefere orientar a política de câmbios o valor da sua divisa, com base em critérios domésticos, e recusa sacrificar o crescimento económico para agradar países terceiros.
Desde 2005, a cotação do yuan subiu cerca de 20 por cento em relação ao dólar, mas no último ano manteve-se praticamente indexada à moeda norte-americana.
Ontem, Barack Obama anunciou uma mudança na política de divisas.
“Um dos desafios que devemos enfrentar, no plano internacional, é o mercado de divisas e a forma como ele se ajusta, de forma a evitar que os preços dos nossos bens sejam aumentados artificialmente e que os preços dos bens das outras nações sejam reduzidos artificialmente”, disse Obama.
Esta troca de palavras azedas é o mais recente capítulo de vários diferendos que se agudizaram nos últimos tempos entre a primeira e a terceira economias mundiais.
A título de exemplo: este mês, Barack Obama vai mesmo encontrar-se com Dalai Lama. E Pequim vai avançar com sanções contra firmas de armamento americanas em resposta ao recente contrato de armas entre Washington e Taiwan.

Sem comentários:

Enviar um comentário