21 de janeiro de 2010

PAPA MANDA CHAMAR BISPOS IRLANDESES POR CAUSA DE ABUSOS



Papa quer discutir os escândalos sexuais sobre menores ao longo de décadas.
Bento XVI Decidiu agir em relação aos escândalos de abusos sobre menores Envolvem que membros da Igreja Católica na Irlanda. O Papa convocou os bispos irlandeses, de 15 a 16 de Fevereiro, para discutir o conteúdo de dois Polémicos Relatórios DIVULGADOS que foram o ano passado no país: um sobre abusos físicos e sexuais cometidos em Instituições geridas por Congregações Religiosas e outro sobre o encobrimento ao mais alto nível dos abusos Levados a cabo por padres da zona de Dublim.
Esta convocação surgiu "no contexto dos problemas que tem uma voz Igreja na Irlanda", disse à AFP o padre Federico Lombardi, porta--do Vaticano. Os Bispos irlandeses terão recebido como Convocatórias na terça-feira e Anunciaram que iriam reunir-se amanhã com carácter extraordinário para evocar uma situação real. Quatro bispos irlandeses já apresentaram uma demissão ao Papa ea Arquidiocese de Dublim foi acusada de encobrir padres pedófilos que violaram Centenas de crianças ao longo de décadas.
"Sei que nenhuma acção da minha parte vai fazer desaparecer o sofrimento das pessoas. Espero que seja honrada a verdade que os sobreviventes tanto lutaram e descobrir por que isso abra caminho a um futuro melhor", disse em comunicado o bispo Jim Moriarty, ex - Bispo auxiliar de Dublim, entre 1991 e 2002. Donal Murray, da Diocese de Limerick, pediu também uma demissão, depois de Ter Sido acusado de sempre "ter sabido das queixas e suspeitas de abusos na Arquidiocese".
No primeiro dia do encontro, o Papa entregará aos Responsáveis religiosos uma carta pastoral, na "Qual Indicara Quais são as iniciativas que Devem Ser Tomadas para responder a situação", noticiou ontem o The Guardian. A missiva Deverá ser depois lida aos Fiéis católicos irlandeses no dia 17 - Quarta-Feira de Cinzas.
A Irlanda permanece como um dos Países mais católicos da União Europeia, havendo questões que são tabu. O aborto exemplo, por, é uma delas. Na campanha para os referendos ao Tratado de Lisboa, esse foi um dos temas mais usados pelos adversários do documento novo. Tentaram Criar a ideia de que o tribunal europeu poderia passar um Sobrepor-se à justiça irlandesa ea Autorizar um Facilitação da Interrupção voluntária da gravidez. Não Tiveram sucesso, pois o tratado acabou por ser aprovado a 2 de Outubro de 2009.
No encontro com o Papa, os bispos poderão ainda partilhar as suas reflexões. No segundo dia Irão reunir-se com os Responsáveis da Cúria Romana, entre as Os Quais da Congregação para Doutrina da Fé um. Bento XVI já Receberá, a 11 de Dezembro, o Prelado da Igreja irlandesa, Cardeal Sean Brady.
Na altura, o Papa classificou como Acções de padres pedófilos abomináveis como "crimes". Bento XVI falou em "momento difícil" e indicou que iria "continuar um seguir com muita atenção este caso muito grave".
O cardeal Cláudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, afirmou recentemente que "é preciso ESTABELECER objectivamente quem são as responsabilidades de tanta dor por. É preciso ir até ao fim com determinação, mesmo recorrendo à justiça ordinária", para punir os culpados pelos Abusos contra crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário