11 de abril de 2009

FEDERAL RESERVE DE DALLAS

Desemprego nos EUA pode ultrapassar 10% até o final do ano
O chefe de uma das divisões do Federal Reserve (Fed, como é conhecido o Banco Central americano) afirmou nesta quarta-feira que o desemprego nos Estados Unidos poderá ultrapassar a marca de 10% até o final do ano.
A afirmação foi feita por Richard Fischer, executivo-chefe do Federal Reserve de Dallas e integrante da comissão que fixa taxas de juros do Fed, durante um discurso em Tóquio.
Uma taxa de desemprego superior a 10% seria a maior que os Estados Unidos já vivenciou desde 1983.
Em seu mais recente relatório contendo projecções, datado de Fevereiro, o Fed estimou que o desemprego oscilará entre 8,5% e 8,8% até o final deste ano.
Em Março, o índice de desemprego no país atingiu a marca de 8,5%, o mais elevado desde Novembro de 1983.
Um total de 13,2 milhões de pessoas estão desempregadas nos Estados Unidos, segundo dados divulgados na semana passada pelo Departamento do Trabalho americano.
"Confusão"
A nossa economia enfrenta uma estrada difícil. Nós somos o banco central da maior economia do mundo e nós temos o dever de aplicar todas as ferramentas que podemos para limpar a desordem do nosso sistema financeiro'', afirmou Fischer.
''Eu acredito que a taxa de desemprego continuará a crescer até a um nível que poderá ultrapassar 10% até ao final do ano'', acrescentou.
Na sua última reunião, realizada nos dias 17 e 18 de Março, o Comité de Mercado Aberto do Fed cortou a taxa de juros da economia americana em uma taxa recorde, que oscilou entre 0% e 0,25%.
Os cortes de juros pelo Banco Central americano fazem parte da chamada política de flexibilização quantitativa do órgão, mediante o qual compra dividas do governo de modo a estimular a queda do custo dos empréstimos e dar impulso ao consumo.
As minutas da reunião do Comité de Mercado Aberto deverão ser divulgadas nesta quarta-feira.
O Federal Reserve de Dallas, comandado por Fischer, é um dos 13 ramos regionais do banco central americano, mas o executivo não integra o Comité de Mercado Aberto, responsável por estabelecer as políticas económicas do Fed.

Sem comentários:

Enviar um comentário